TextOffice : um gestor de informação pessoal baseado na edição de hipertexto e edição assistida sob gvim.
versão disponÃÂvel em : en it ru zh es ja de nl fr
data de criação : 20220620- data de actualiza&occedil&atlideo: 20220620- data de gera&ccdelão : 20240612_171231
Utags, é o primeiro módulo do TextOffice.
É uma utilidade que permite a gestão de informações pessoais através de um hipertexto sob o editor gvim.
seguindo a sintaxe do langage_de_balisage_leger_mentor_pt.
A vocação do TextOffice é cumprir as principais funções de um conjunto de escritório integrado num único espaço de trabalho, tornando assim todas estas funções perfeitamente interoperáveis.
Muitas vezes quis escrever uma ideia, registar algures informações que seriam úteis mais tarde, ou um link para explorar mais tarde.
Ou passou uma hora a explorar um código fonte para descobrir onde e como fazer a mudança certa.
E depois ou não o fez porque não sabia onde registar essa ideia, essa informação, para que a pudesse simplesmente encontrar.
Ou talvez o tenha escrito num pedaço de papel, ou melhor, num caderno ou ficheiro e depois perdeu o papel esqueceu-se de consultar e actualizar o caderno, nem sequer sabe bem onde está e esqueceu-se onde estava o maldito ficheiro.
Em suma, porque não foi prático, imediato e eficaz, após várias tentativas desistiu de gastar energia e tempo desnecessariamente com ele.
Mas está insatisfeito com isso.
E para os programadores, a sua navegação através do código fonte, por concentração, permitiu-lhe fazer esta modificação ao código mas depois não registou, tomou notas sobre o que aprendeu ao explorar a fonte, que se chama retro-documentação, e dentro de um mês ou seis terá de fazer esta exploração novamente porque terá esquecido 90 e este trabalho.
Da mesma forma, sente-se impotente perante o código fonte não documentado ou perante documentação em que não pode confiar devido à descoordenação com a fonte, se tiver a sorte ou o azar de que ela exista.
Tenho sido confrontado com todas estas situações e é por isso que construà este instrumento que tenho vindo a utilizar há cerca de 25 anos e que hoje vos coloco à vossa disposição.
Utags é a ferramenta que me permitiu registar rapidamente qualquer informação útil, reorganizar facilmente a informação registada e encontrar em poucos segundos um pedaço de informação que data de vários anos.
Maravilhoso, poder-se-ia dizer ! Sim, mas há uma pequena desvantagem : para aceder a este valioso instrumento, existe um gergelim aberto que pode ser um pouco caro para si, a menos que já o tenha adoptado: se utilizar o editor de texto gvim/vim cf vim_org A aide_vim_pt é fornecido para o ajudar a começar com o editor.
Utags organiza uma base de dados de hipertexto com base na metodologia . mentor prs 1 permitindo-lhe entrar no campo de edição de hipertexto.
Não editar texto, editar hipertexto ! Os dados não estruturados são aplicados a (textual) o mesmo princÃpio de separação de dados e camadas de apresentação que é geralmente aplicado aos dados estruturados (base de dados) A camada de apresentação é fornecida pelo utilitário de geração de páginas HTML que produziu as páginas deste site e o quantique_org As tabelas já estão presentes em utags como blocos de texto em formato CSV com um utilitário para formatação de tabelas.
Eventualmente, a Utags integrará as funções esperadas numa suite de escritório, integrando dados estruturados (base de dados relacional e folha de cálculo) de utilitários que manipulam tabelas CSV para realizar cálculos e funções relacionais entre diferentes tabelas.
O Utags é um programa que permite, através da utilização de langage_de_balisage_leger_mentor_pt gerir uma base de dados de hipertexto, ou seja, a gestão dos seus textos de qualquer tipo: documentação, código fonte, etc....
Utags é uma ferramenta que se integra com o editor gvim/vim cf vim_org produzindo um ficheiro "^ com o nome utags (para lista universal de rótulos) que é um Ãndice que permite a navegação por hipertexto.
Depois de criar esta ferramenta, percebi que, para dominar o seu poder, tinha de desenvolver uma metodologia.
Chamei a esta metodologia "mentor" porque é uma grande ajuda para um acesso rápido à informação e para a sua organização (que é o corolário).
A abordagem do mentor é uma combinação de princÃpios de fÃsica da informação (entropie) e o espÃrito unix.
Gvim é o GUI que lhe permite utilizar utags.
Um vim "Atualizações" menu agrupa todos os comandos de gestão de hipertexto do mentor no gvim, este menu é essencialmente tutorial para começar, mas com o tempo pode não precisar de usar mais o menu ou raramente (para backups de domÃnios, por exemplo).
A primeira versão de utags é uma versão mais aposta disponÃvel em linux de 64 bits.
Instalável pelo instalador debian.
Cf debian_org.
Ligação para descarregar : Esta é a versão francesa, a versão inglesa estará disponÃvel em breve.
ou pelo comando :
(!
wget textoffice.alwaysdata.net/utags_v1_0_64b.deb
As instruções de instalação podem ser encontradas em readme_utags_txh_pt
4.Visão geral do sistema de edição de hipertexto Mentor baseado no utilitário Utags.mentor prs 1
Mentor é um ambiente editorial hypertexte_pt com base na utilização de ficheiros de texto cuja forma textual especÃfica permite estruturar a informação de forma não vinculativa, mas de forma suficientemente precisa e ordenada para que o utilizador possa reter um conhecimento óptimo desta informação.
A organização é hierárquica, indexada e hipertextual.
É um langage_de_balisage_léger cf langage_de_balisage_leger_mentor_pt.
o que permite a programmation_lettrée.
Mesmo após vários anos de utilização, a base de dados de textos mentores deverá permitir-lhe encontrar informação especÃfica muito rapidamente (alguns segundos para informação com vários anos).
O mentor armazena a informação, mas também os meios de acesso à informação, com base na definição fÃsica da informação : cf entropie O mentor é capaz de armazenar uma associação de ideias, que pode então ser utilizada no futuro quando uma memória precisa de ser reactivada.
Existe assim uma interpenetração entre a memória do utilizador e a memória do mentor.
Esta interpenetração é formalizada por uma nomenclatura e um método.
A organização mentora é flexÃvel e a ferramenta pode, portanto, ser adaptada a qualquer método.
No entanto, é necessário um método, devido à flexibilidade básica dohypertexte_pt embora seja estruturado pela estrutura em árvore dos domÃnios aninhados - sub-domÃnios - blocos de texto de ficheiros.
O langage_de_balisage_leger_mentor_pt permite uma série de aplicações simples naturalmente integradas na ferramenta, tais como :
Considera toda a informação textual no seu negócio difÃcil de gerir, organizar e manter? Isto é provavelmente porque não tem um sistema de gestão de documentos que se concentre no significado da sua informação.
A ligação entre a memória humana e a memória externa textual do computador não é geralmente tida em conta nos sistemas de armazenamento de informação.
Libertar o poder da edição de hipertexto com o mentor.
Graças ao langage_de_balisage_leger_mentor_pt e o seu analisador utags_pt através do editor de texto gvim_pt tem a oportunidade de gerir toda a sua documentação como um hipertexto evolutivo.
De facto, o hipertexto é a forma mais bem sucedida de gerir informação textual, mas apesar disso, muito poucas pessoas utilizam um sistema deste tipo porque as linguagens hipertextuais como o HTML são complicadas de gerir: quando os hyperlinks tiverem sido definidos (etiquetas e referências a etiquetas) torna-se incómodo modificá-los porque são sobreposições que contêm o caminho para o rótulo.
O sistema mentor_pt foi concebido para lidar com hipertexto com a máxima flexibilidade.
O sistema mentor permite :
6. Desenvolvimentos planeados do mentor.mentor da evolução
Se desejar, pode apoiar o desenvolvimento deste projecto com este link : paypal_mewww documentos.textoffice.org são regidos pelos regulamentos de direitos de autor.
Informação legal :
ligação comentário
readme_utags_txh_pt directrizes de instalação de fichas
aide_vim_txh_pt Ajuda sobre como utilizar o editor gvim/vim . aide utags txh Ajuda sobre como utilizar o editor gvim/vim langage_de_balisage_leger_mentor_txh_pt Especificação da formatação dos textos dos mentores